[GTER] Produtos da Peribit para compressão "real-time" de tráfego WAN.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue May 20 18:51:19 -03 2003

On Tue, 20 May 2003, MARLON BORBA wrote:

> queria a opinião dos senhores. seria isso "vaporware" ou há fundamento
> no que eles oferecem? dependendo do custo mensal dos circuitos
> envolvidos um "device" desses pode pagar-se em pouco tempo...

acho que depende enormemente da natureza do tráfego. se forem coisas de
alta entropia tipo mpegs, não vai comprimir muita coisa. se for texto em
lingua humana, há bastante margem para compressão. não acredito que faça
muito mais que o gzip, que usa o LZH, que é próximo de ótimo em termos de
compressão causal. Há limites teóricos para compressão de dados que não
tem algoritmo que resolva.

se uma fração considerável do tráfego for de baixa entropia, a coisa deve
funcionar sim. não se pode esquecer que ela vai introduzir um atraso de
processamento, que tem que ser levado em conta ao se optar por essa
solução.

danton