[GTER] Rrdtool

Henrique Pantarotto henpate at terra.com.br
Wed May 14 11:31:17 -03 2003

Elizabeth,

acredito que esta lista não é o local mais apropriado para tirar dúvidas
de mrtg ou rrdtool.  Existem outras listas (em inglês) mais apropriadas
para isso.  Visite o site do MRTG e do RRDTOOL (atalhos em
http://www.mrtg.org e http://www.rrdtool.org) para informações sobre
essas listas.

Em todo o caso, esta página explica como dar os primeiros passos de como
integrar o mrtg com o rrdtool:
http://people.ee.ethz.ch/~oetiker/webtools/mrtg/mrtg-rrd.html

Mas só faça isso se você realmente sabe o que está fazendo.  Se você
está feliz com o MRTG, continue do jeito que está.  A única vantagem
integrando o mrtg com o rrdtool é que você irá ganhar performance, pois
o mrtg tradicional consome muito recurso de máquina quando tem que
atualizar os seus arquivos de log e criar --desnecessariamente-- todos
os gráficos a cada 5 min.

Basicamente, se você já possui uma versão atualizada do MRTG, basta
inserir a linha "LogFormat: rrdtool" no inicio do arquivo cfg, que o
mrtg irá automaticamente converter os arquivos log atuais para rrd, e a
partir daí irá atualizar apenas os arquivos rrd.  No Windows talvez você
precise também especificar a variável "PathAdd" com o path onde está o
rrdtool e "LibAdd" para o módulo de perl dele.

Os arquivos de log ficam inalterados.  Em caso de kaka (vulgo "merda"),
você pode voltar o cfg original, e tudo continua como estava, do ponto
em que você havia feito a primeira mudança.

Fazendo isso, tuas páginas html não serão mais atualizadas, nem tampouco
serão criados novos gráficos.  Você precisará de um programa a parte
para fazer a apresentação da página e dos gráficos dinamicamente.  O
mais popular é o 14all.cgi, mas existem outros.  Todos estão no link
acima.

Enfim, isso pode ser complicado caso você não tenha forte experiência
com o mrtg e o rrdtool.  Se o teu mrtg for simples, talvez a migração
seja simples.  Mas se for muito complexo (vários mrtgs em sub-diretórios
diferentes, páginas web protegidas com diferentes usuarios/senhas,
clientes já familiarizados com URLs estáticas, etc, etc) você pode ter
vários contra-tempos que podem, inclusive, inviabilizar a integração.

Boa sorte!

Abraços, Henrique.