[GTER] Internet pela rede elétrica II

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Mon May 12 21:48:14 -03 2003

On Tuesday 06 May 2003 12:07, Lao DanTong wrote:

> mesmo em condições ideais há problemas interessantes. o que não quer dizer
> que não sejam solúveis ou contornáveis.

Lá vou eu meio atrasado... mas mesmo assim...

Dá para dividir os problemas em dois grupos principais:

1) A rede opera com um segmento físico compartilhado. Assim, mesmo que se faça
uma separação dos canais lógicos para cada assinante, temos que conviver com
toda a classe de problemas com os quais o pessoal do DOCSIS/Cable modem já
está familiarizado - nada insolúvel, apenas chato de lidar.

2) A rede elétrica é ainda mais imprevisível e intratável do que a rede de
cable. Um dos maiores problemas, do ponto de vista de propagação do sinal
elétrico, está nos transformadores, que precisam ser adaptados, sob pena de
causar uma perda severa de desempenho. A rede como um todo está sujeita a
diversos tipos de distorção - reflexões, harmônicas indesejáveis, ruídos,
etc. Por falar nisso, o ruído da rede interna do cliente é outro problema
sério, mas que pode ser reduzido se o sinal for convenientemente filtrado no
momento em que chega na casa do usuário.

--

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br