[GTER] Uso de Banda - Ferramenta

Marcelo Ferreira marfesan at bol.com.br
Fri May 9 11:19:17 -03 2003

A questao é o seguinte Leandro,

Trabalho num provedor de internet e temos uma ferramento
proprietaria chamada DyBand C'Mon. Essa ferramenta
permite que voce, por exemplo, monitore um ip com uso de
banda real a cada segundo. Só que, alem de proprietaria,
é cara.
Estou a procura de uma ferramenta parecida free ou de
dicas para desenvolver eu mesmo se necessario algo
utilizando Java com applet, MIB ou sei la o que.

Qualquer ajuda sera muito bem-vinda. Agradeco.

is/rnp demonstrou o uso de monitoração por netflow,
> Humm, o CERT-
RS apresentou no GTS alguns resultados obtidos com o
> netflow. Nao seria isso? :-)

 nível de granularidade...
> Nao chega nao. o netflow perde fluxos de dados, mas qua
ndo se avalia
> algo como um stm-
1 de 5 em 5 min estatisticamente isso pode ser
> ignorado.
>
> Ja monitorar segundo a segundo, isso é um discussao que
 ainda existe
> por ai. É possivel monitorar, mas a perda de informação
, nesse caso, é
> relevante e não pode ser considerada confiável.

 que
e o

> Se é para um teste ad-
hoc pode usar qualquer mib browser capaz de
> gerar graficos (http://www.mg-
soft.com/) mas na pratica nao serve para
> muito mais que ter uma nocao da banda que voce esta uti
lizando.
> Nao sei qual exatamente é o seu problema, mas medicoes
menores que
> 1min (ideal 5min) costumam dar todas as informacoes nec
essárias,
> desprezando as rajadas de fluxo.
>

> ----
> Atenciosamente,
>  Leandro M Bertholdo   mailto:berthold at penta.ufrgs.br
>  POP-RS:  Ponto de Presenca da RNP no Rio Grande do Sul
>  CERT/RS: Computer Emergency Response Team RS
>  Porto Alegre/RS - Tel: +55(51) 3316.5042

er

Marcelo Ferreira