[GTER] Tutorial: Fairly-Secure Anti-SPAM Gateway Using OpenBSD

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Sat May 3 10:43:24 -03 2003

On Fri, 2 May 2003, Klaus Steding-Jessen wrote:

> Amavisd-new (www.ijs.si/software/amavisd) is the main filter which
> processes email from postfix and ensures that we don't lose any
> mail. Amavisd-new is an huge improvement over the original amavis
> which was a simple virus scanner, and I think it is the best way of
> implementing SpamAssassin (www.spamassassin.org).  SpamAssassin is the
> main anti-spam component which works by comparing messages to a
> ruleset and by using a statistical analysis that is custom built based
> on your email.

Falando nisso, estou usando o SpamAssassin experimentalmente em uma conta
de mail minha, há pouco tempo.

Observei que as regras de pontuação do SA (ele dá pontos para cada uma das
possíveis características de um SPAM, marcando o mail como tal quando o
número de pontos ultrapassa um certo limite) é montada para deixar uma
certa proporção de pontos entre características gerais de header e corpo,
e conteúdo mesmo do mail (procura por palavras tais como ´click below´,
´get for free´ e coisas do gênero). É aí que ele falha quase sempre com
SPAMs em portugues! Olhando os arquivos do SA vi que existem já algumas
regras em espanhol, frances e até polones.

Alguem sabe de quem tenha feito regras em portugues?

Abracos,
Alexandre.