[GTER] Re: Huawei x Cisco

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Fri Jun 20 20:41:12 -03 2003

On Wednesday 11 June 2003 14:31, Rubens Kuhl Jr. wrote:
> Se for pelo critério similaridade de linha de comando e configuração,
> alguns equipamentos da Foundry e o free-software Zebra também seriam cópias
> da Cisco... ao que eu saiba a Cisco nunca tentou exercer alguma patente,
> direito autoral, propriedade intelectual ou trade-secret em cima de
> equipamentos ou programas que emulassem a sintaxe de linha de comando.

Alô Rubens!

O problema no caso Huawei-Cisco é mais sutil. A Huawei, obviamente.
reimplementou o IOS em seus routers. Além da linha de comando, ela também
emula todos os protocolos suportados pela Cisco. E aí reside a pegadinha,
pois alguns protocolos da Cisco são proprietários - note bem, não apenas
'código fechado', mas proprietários e patenteados, no sentido mais restrito.

Veja a diferença: se a Cisco implementa um protocolo aberto com código fechado
(BGP4 ou OSPF, por exemplo), então a Huawei pode descobrir como funciona e
implementar igualzinho. O uso de 'reverse-engineering' neste caso é
controverso, mas é legal em diversos países, desde que seja feito em 'sala
limpa' - sem acesso ao código ou aos 'segredos comerciais' (trade secret) do
fabricante original.

No caso da Huawei, o que está pegando é o EGRP, que é um protocolo
proprietário da Cisco; diversos aspectos do protocolo (algoritmos, etc.)
foram cobertos com patentes, e a Cisco não publicou nem mesmo uma
'implementação de referência'. Além disso, a Cisco alega que a Huawei teve
acesso a um trecho do código fonte do EGRP, através de um funcionário que
saiu da Cisco e foi para trabalhar na Huawei. Neste caso, a Cisco tem todo
direito de reclamar.

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br