[GTER] Timeout em servidores DNS da Telefonica

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Tue Jun 3 13:49:03 -03 2003

nao creio, prezados. quando verifiquei no registro .br ha' algum tempo os dns da telefonica percebi uma coisa interessantissima:- para cada bloco cidr dos ip's dos clientes adsl havia um servidor (nomeado no padrao dnsqipbrXX.telesp.net.br). pesquisem, por exemplo, o 'netblock' 200.204/16 no whois do registro. br que voces verao. pode ser que, azaradamente, sejam os servidores dos nossos 'netblocks' a dar chabum...

[]s,

m.

Olá, lista.

Talvez a telefônica faça isso mesmo. Digo talvez porque uma das nossas filiais estava utilizando nosso dns para resolução, mas sempre que o dns da telefônica apresentava problemas, a filial também sofria do mesmo.
A solução foi passar as resoluções de DNS por dentro da VPN. Depois disso nunca mais tive problemas lá.

Aliás, uma observação... Alguém já reparou que nunca pára só um dos servidores DNS da telefônica? Quando pára um, param os dois. Pode ser preconceito meu, mas isso tem um cheio de duas interfaces num host só... sei lá....

[]'s

--
 _______________
/ Eri R. Bastos \___________________________________________________

/*
Marlon Borba
Divisao de Suporte Tecnico
TRF 3a. Regiao
(11) 3311-4683 e 9692-8357
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
-------
"We reject kings, presidents, and voting. We
believe in rough consensus and a
running code."
--Dave Clark, pioneiro da Internet
*/