[GTER] Re: uol.com.br

Bruno Borges brunob at fortalnet.com.br
Tue Jul 15 05:52:09 -03 2003

    Eu acredito que os técnicos e engenheiros da UOL já devem conhecer
soluções como o SpamAssassin.

    Seria uma boa idéia, mas você já imaginou o poder de processamento que
seria necessário para escanear 40 milhões (estou enganado?) de e-mails com
ele? Em um computador considerado "fraco" (servidor com 1 processador
Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.40GHz), fazendo as 4 análises que ele descreve
(cabeçalho, análise das características do texto, blacklists do usuário, , e
o razor), o que eu tenho visto, é que leva em média 10 segundos para ele
analisar se um e-mail é SPAM ou não. Além de gerar alguns (menos de 10%)
falsos positivos, e de muitos falsos negativos, apesar de isso ser escalável
a medida que se diminui o SCORE do que se considera SPAM.

    Talvez não seja uma solução para alguém do tamanho da UOL, ou talvez
eles até já tenham isso em algum outro nível de uma forma "customizada".

    Eis os meus 6 centavos sobre o assunto, as opiniões são adversas.