[GTER] Re: uol.com.br

Armando Lima Amaral armando.amaral at uol.com.br
Mon Jul 14 17:43:55 -03 2003

Caros,

Largar o Verbo é muito fácil.
Acompanho esta lista a muito tempo e ultimamente tenho tido uma incrível
vontade de deixar de assinar.
Participo das reuniões do GTER a muito anos, desde um pequeno grupo de
15 pessoas, e nunca vi o nível cair tanto.

Supostamente este grupo deveria ser uma lista onde se discutem questões
técnicas. Deveríamos ser formadores de opinião e de solução para
questões pertinentes quanto a SPAM e outros importantes assuntos. Vejo
que parte deste grupo não tem esta preocupação de buscar solução e sim
de promover sua opinião ou simplesmente jogar palavras ao vento.

Tenho visto a algum tempo muitas pessoas proporem soluções para SPAM,
contudo os grandes provedores e empresas no mundo, não só no Brasil, tem
tido grandes dificuldades para portar estas soluções para sistemas de
grande porte que processam milhares de mensagens por dia dado o grande
custo de processamento e as falhas de falso positivo e negativo
existentes que na maioria destas empresas não são aceitáveis por parte
de seus usuários e clientes.

A respeito do Anti-UOL, gostaria de lembrar que todos aqui como clientes
ou empresa tem a mesma preocupação: Acabar com as brechas que os
comodistas aproveitam como a falta de controle do protocol SMTP, do
pouco caso dos administradores de rede e também da fraca legislação que
temos sobre meios eletrônicos e coisas do gênero.

O UOL tem procurado fornecer para seus assinantes meios de diminuir a
carga de mensagens não solicitadas. Para isto tem trabalhado em vários
fronts onde acredita ser coerente. Vale lembrar que o assinante opta ou
não por este serviço.
À alguns assinantes, como em qualquer provedor, falta critério e
entendimento para discernir onde deve ativar o serviço ou não causando
assim problemas para algumas listas. Em contra partida o UOL tem
procurado instruir administradores e assinantes a este respeito
atualizando sua FAQ publica.

Hoje, o grupo UOL recebe mais de 40 milhões de mensagens por dia. Mais
da metade é descartada automaticamente em processos de seleção
eletrônica. O resto do lixo pode ser selecionado pelo assinante no
Anti-SPAM do UOL.
Ao contrário da opinião de muitos por aqui, a adesão por parte do
assinante UOL tem sido enorme e a satisfação dos clientes também tem
sido acima do esperado.

Isso deixa claro que nem todos compartilham da mesma opinião.

Não vou continuar esta discusão aqui. Caso queiram, estou disposto a
conversar sobre o subject em pvt.

Atenciosamente,

Armando  Amaral
Security Office
UOL Inc.

Como disse sabiamente Jesus: Quem comigo não ajunta, espalha. Mt 12:30