[GTER] Teorema de Bayes e a caça ao Spam

Henrique Pantarotto henpate at terra.com.br
Wed Jan 22 14:10:00 -02 2003

Oi Christiano,

achei um programinha (e que vou testar agora) chamado POPFile.  Pelo
que entendi, ele cria um servidor de POP3 local na tua máquina, que nada
mais faz do que proxiar as conexões para o teu POP3 real, analizando e
classificando as mensagens usando o método "Bayesian".

Existe um esquema de "buckets" (baldes?) que você vai "ensinando" ele o
que são as mensagens ruins e o que são as mensagens boas.  A idéia é
interessante, pois funciona com qualquer cliente de e-mail que use POP3,
inclusive no Windows.

O link que você passou fazia referencia a uma ferramenta parecida
(bogofilter), mas este parecia exigir que tua conta de e-mail estivesse
direta num shell Unix (mensagens em mbox).

O site do POPFile é http://popfile.sourceforge.net/.  O forum de
discussão no site parece bem ativo, o que indica no mínimo um alto sinal
de interesse e participação pública.

Vou experimentar num email antigo que eu tenho e que recebo uns 100
spams diários (sendo 30% em Koreano, pode?).

Abraços, Henrique.