[GTER] Spam

Jose Roberto B. Gimenez jroberto at unesp.br
Mon Jan 20 18:16:01 -02 2003

----- Original Message -----
From: "Rafael R Obelheiro" <rro at das.ufsc.br>
To: "Durval Menezes" <durval at tmp.com.br>
Cc: <gter at eng.registro.br>
Sent: Monday, January 20, 2003 5:02 PM
Subject: Re: [GTER] Spam

> Oi Durval,

Não gosto da idéia do "challenge", porque é apenas uma etapa adicional para
você receber SPAM. Como eu disse na mensagem anterior, somente conseguimos
diferenciar o spammer de um usuário legítimo porque o primeiro não tomou
providências mínimas. Com o desenvolvimento dos sistemas antispam, eles vão
se dar a pequenos trabalhos que impedirão totalmente separar o joio do
trigo.

Continuo defendendo o DENY-ALL, que me parece bem melhor que a idéia de
taxar o e-mail (infelizmente vivo no Estado de São Paulo e estou bem
escaldado de enfiar a mão no bolso a cada 20 minutos para pagar pedágio toda
vez que entro em uma rodovia paulista).

Estou trabalhando para adaptar o meu e-mail para somente receber mensagens
de determinados destinos. É claro que um dia alguém não cadastrado em meu
whitelist tentará me enviar uma mensagem (legítima por definição). Ele
receberá uma resposta dizendo: contacte o destinatário e peça sua liberação.
Se ele for alguém de minhas relações saberá como me contactar (por telefone
ou através de amigos ou conhecidos). Se ele não tiver uma forma alternativa
de me contactar, ele não conseguirá me contactar e não terá como me enviar
e-mail. Porém, nesse caso, duvido que ele tenha qualquer motivo razoável
para me contactar - acho mesmo que ele é um SPAMMER, e não quero qualquer
papo com ele.

É claro que, como gerente de rede, tenho minhas responsabilidades e
ocasionalmente algum desconhecido precisa entrar em contato comigo (o que
raramente acontece com os demais usuários da rede). Nesse caso, o
interessado tem à sua disposição um formulário preparado para relatar
"incidentes de segurança", e pode se comunicar comigo devidamente. Duvido
que algum spammer queira me enviar propaganda através desse formulário.

É isso! Quando o sistema tiver funcionando, comunico os resultados.

Atenciosamente,

José Roberto.