[GTER] experimento de interceptação de tcp/25

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Jan 20 14:00:00 -02 2003

Prezados,

On Wed, Jan 15, 2003 at 05:57:27PM -0200, Fernando Ulisses dos Santos wrote:
> [...]
[...]
> o único inconveniente é que nada obriga provedores ou operadoras a
> implementarem isso.

Acredito que 1) o custo nao sera' tao grande assim (apenas o email
sainte precisa ser tratado, que normalmente tem volume muito menor
que o email entrante) e 2) isso sera' fartamente recompensado pela
reducao no uso da banda sainte (vide minha mensagem anterior).

> e se for implantado, abre espaço no mercado para um provedor especializado
> em hospedar spammers

Mas este provedor ja' existe hoje... chama-se Telefonica :-)

> (um nicho de mercado interessante, não ?).

Interessante especialmente para nos que iremos filtra-lo, como alias
a grande maioria (eu inclusive) ja' faz com os *.dsl.telefonica.net.br :-)

> também, só você pode dizer quem pode ou não pode acessar sua rede, isso
> não pode ficar sob controle de terceiros (no caso, das operadoras).

Heim?

> é a mesma coisa que sua casa, você só dá a chave para quem mora em sua
> casa e pessoas confiáveis, talvez a solução final contra SPAM seja
> parecida, um usuário criará uma lista branca de quem poderá enviar e-mail
> pra ele, todo o resto do mundo precisa passar por algum outro mecanismo de
> validação, pagamento ou seja lá o que for.

Isso ja' existe hoje. Mas nao funciona muito bem...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)