[GTER] Spam

Enomoto senomoto at estadao.com.br
Thu Jan 16 14:05:01 -02 2003

-------- Mensagem Original --------
>Assunto: [GTER] Spam
>Remetente: "Renato Fernandes De Lima" <renato.lima at ticbrasil.com.br>
>Data: Qui, 16 de Janeiro de 2003, 12:24
>

> GTER,
>     Olá, pensei sobre um processo simples e gostaria de saber o que
> acham sobre o assunto:
>
> 1) Todo o tráfego smtp/25 seria redirecionado para um "check smtp
> server" -)

   Como foi citado anteriormente na lista como "interceptação de tcp/25".
   Mas a sua idéia é capturar a sessão tcp/25 dos usuarios dial/speedy
para a Internet ou o contrário, das conexões advindas da Internet para
seus servidores?

> 2) O "check smtp server" faria um lookup do mx do domínio e o
> ip do servidor que estão mandando o e-mail

   Ops, ai são dois lookup, certo? Um para saber se o dominio do "MAIL
FROM" tem MX. E um outro para saber ser o IP de destino da conexão
TCP/25 tem reverso ou para saber se existe reverso do IP que esta
originado a conexão? Muitos servidores de email não tem o reverso
configurado corretamente, não só no Brasil, como lá fora.

>3) O "check smtp server"
> verificaria em uma lista "oficial" de spammers para verificar se os
> servidores em questão já se encontram na lista

   Para isso existem as RBLs, deve-se ter um critério para utiliza-las
para não haver a possibilidade de um falso negativo.
   Além disso uma "white list" para não bloquear alguns clientes da
própria Telefonica, conhecidos spammers.

> 4) Se não estiver na
> lista ele se conecta na porta smtp do ip e faz testes (que seriam
> atualizados) para verificar se o servidor é um open relay

   Existem RBLs que contem listas de open relays, fazer testes de open
relay "on the fly" só iria gerar timeout nas suas conexões.

> 5) Se o
> servidor fosse um "open relay" ou estivesse de alguma forma aberta para
> o spam o tráfego seria rejeitado. Adicionalmente o servidor seria
> acrescentado em uma lista "oficial" de spammers. Nas próximas checagens
> os testes não seriam mais necessários.

    Voce tem que ter alguma rotina de "garbage collection" para remover
IPs ou hosts que possam não mais estar listados, como no caso de "open
relays" ou "open proxies".

7) Se o servidor não fosse um
> "open relay" o tráfego seria permitido. É guardado um cache com um
> "timeout" de valor X para não se refazer a checagem toda a hora

    Acho que esse deveria ser o item (6). Não entendi sua idéia de
"timeout", não seria na verdade um "ttl"? Ou seja a sua inteção é
fazer sua propria RBL.

> Ponto A) Para se tirar da lista de spammer testes seriam refeitos após
> requisição formal de empresas que constem na lista(declaração que
> ficaria disponivel a toda a comunidade). Além disto em casos de
> reincidência o processo seria bem mais burocrático e demorado.
> Automatizando este processo poderiamos inclusiver criar penalidades e
> tempos cada vez maiores para sair da lista.

     Se você não usa alguma RBL, terá que fazer testes extensos no IP
"bloqueado",  tanto para "open relay" e "open proxies" e os testes
tem caracteristicas "invasivas".

> Ponto B) Se o domínio não existir o e-mail não pode ser enviado(isso já
> deve ser feito pelos smtp tradicionais!)

    Como você disse todo os MTAs já verificam se o dominio do "MAIL FROM"
tem MX. E alguns tem opção de fazer um "double checking" para
verificar ser o reverso bate com o nome do host.

> Ponto C) Se alguem quiser montar um smtp server de testes com amigos
> pode usar outra porta tcp - que tal a 26 !! -)

     Não é RFC. Spammers usam programas para depacho em massa de email,
que não precisam de um servidor SMTP. Muita gente adepta da
instalação "Next->Next->Finish" não fazem o "feijão com arroz" e
confogiram corretamente os serviços do servidor.

> Ponto D) Este serviço pode ser implementado de forma centralizada ou
> não. Pode estar contido em scripts ou códigos nos próprios smtp servers.

    Depende do volume, quanto mais emails/min., mais escalonavel tem que
ser essa implementação.

> Ponto E) Se um dominio válido que tiver o servidor configurado de
> maneira correta mandar spam este pode ser acionado judicialmente de
> forma mais clara. Afinal uma consulta simples poderia revelar o nome dos
> responsáveis pelo dominio. Através do novo código civil facilmente ações
> poderiam ser tomadas.

   Isso remete as questões tratadas na lista. Com que base legal você tera
para trata-los? Se for um cliente seu, isso *poderia* estar em
contrato, caso não seja, como processar alguem de Bostwana ?
   Quanto ao whois revelar o nome do dono do dominio, nem sempre quer
dizer que o contratante do serviço envie dados verdadeiros do serviço
de registro, seja aqui ou lá fora, como o velho diar.com.br, tanto
citado aqui nessa lista, cliente speedy da Telefonica.

[]s
[Sandro]

               Email PLus Estadão
Agora você pode ter mais ferramentas e espaço para
armazenar seus emails.
http://www.estadao.com.br/webmail/pago/