[GTER] experimento de interceptação de tcp/25

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Jan 15 19:03:01 -02 2003

On Wed, 15 Jan 2003, Henrique Pantarotto wrote:

> Mas num ambiente cujo tráfego é grande, o investimento em recursos seria
> enorme (apenas um roteador "power" custa milhões de reais, o dobro se
> considerarmos a necessária redundância, fora o cluster de servidores, e
> o custo de homens/hora para administrar tudo isso).  E esse tipo de
> investimento, que não traz retorno evidente e imediato em dinheiro não é
> negócio para nenhuma empresa.

os romanos conquistaram o mundo (bem, uma pequena parte dele) com um ditado
'dividir e conquistar'. faça distribuido. em vez de ter uma baita redona
megalomaníaca, tenha redes pequenas, com roteadores pequenos, com filtros
pequenos. que mania essa de concentrar tudo! small is beautiful. as formigas
estao entre os organismos mais bem sucedidos na evolução, emquanto os
brontossauros foeram extintos.

tamanho não é desculpa para serviços porcos. sugiro então a esses operadores
megatéricos que bloqueiem pura e simplesmente qualquer tcp/25 que não saia de
servidores 'trusted' e obrigue seus clientes a configurar seus clientes para
usarem tais servidores.

> Eu acho que a melhor solução é mesmo tratar todas as reclamações
> recebidas, identificar os usuários, advertí-los, e cancelar os
> reincidentes, assim como você também sugeriu como última alternativa
> mais simples.

sim, essa é outra vertente da guerra contra o spam. minha opção é executada
por máquinas, esta por humanos que também custam caro, que são relaxados e
vagabundos e que as empresas não querem treinar nem pagar decentemente. e as
duas frentes não se excluem, a abordagem pro-ativa e a reativa, a portaria do
condomínio e a polícia.

danton