Guerra ao spam - era [GTER] experimento de interceptação

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Jan 15 18:54:00 -02 2003

On Wed, 15 Jan 2003, MARLON BORBA wrote:

> Prezados,
>
> Uma alternativa para deter a entrada de 'spam', aplicavel ao menos para
> clientes xDSL das telefonicas 'out there', nao seria fazer com que o MX do
> dominio de destino verificasse se o 'host' remetente e' o MX do dominio de
> origem? Poderia nao funcionar para os 'spammers' que usam contas de
> webmail mas acabaria com a festa de muita gente que usa mini-SMTP em
> micros caseiros...

não há nada que obrigue que o e-mail venha pelo MX do domínio de origem.
vários provedoes de serviços usam servidores de entrada separados dos de
saída, além disso a mensagem pode ter passado por relays intermediários
(legitimamente!). A regra geral é que venham pelo MX do domínio de origem, mas
alguns inocentes iriam quebrar a cara. Sim, os SMTPs caseiros iriam pro
bleléu.

só que eu não quero filtro para eu me defender. eu estou atrás de políticas
que os ISPs implementem para conter seus usuários spammers. Eles tem que ser
responsáveis pela porcaria que põem na rede.

Um uso interessante do interceptador (até um roteador com um sistema de log
esperto pode fazer isso) é logar cada conexão SMTP e cobrar, digamos, 1
centavo por HELO/EHLO, mais 1 centavo por RCPT, mais sei lá quanto por octeto
de DATA. Aí o spammer ia ver que gostosa ia ser a conta do provedor de
serviços. e não adianta ter um SMTP doméstico, vai ser interceptado e
contabilizado na marra, malandro. o interceptador aí funcionaria como praça de
pedágio, sem chance de evasão. Os usuários poderiam ter uma franquia de
R$xx,xx de modo que o uso decente de e-mail não traz ônus, enquanto spam custa
caro.

provedores de acesso gratuito deveriam bloquear tcp/25 e ponto final. já é de
graça, voce quer e-mail também? então paga.

Danton