[GTER] Re [GTER]_experimento_de_interceptacao_de_tcp 25

Fernando Ulisses dos Santos rede5 at linkway.com.br
Wed Jan 15 17:44:01 -02 2003

On Wed, 15 Jan 2003, Danton Nunes wrote:

> good news. testou as situações de erro (que produzem bounces legítimos)?

sim, testei.

o servidor funciona como se fosse um MTA qualquer, faz relay para meus
clientes, e quando uma mensagem dá bounce ele devolve para a conta do
usuário, no caso, enviando para meu servidor MX.

no meu caso, ainda mantenho essa configuração pois tenho vantagem de
performance ao enviar e-mail.

> sim, mas para adicionar custo sem redesenhar todo o smtp, o que é inviável,
> vai ter que inerceptar o tráfego de algum jeito. switches de nível de
> aplicação podem ser uma alternativa, mas quanta paulada eles aguentam?
> e eu não tenho um para brincar. porisso quero demonstrar a idéia com policy
> routing e um null relay client.

imaginei que o servidor pudesse resolver de uma forma diplomática, como
sugerem os textos já apresentados aqui na lista (desculpe, não lembro quem
enviou).

estou querendo implementar algo como: chega a mensagem no servidor de
destino, ele verifica se o remetente é alguém conhecido ou confiável (o
cliente pode cadastrar essa lista), se não for, o servidor responde o
e-mail pedindo para acessar um site e digitar um código ou responder o
e-mail com um código que está dentro de uma imagem, aí o e-mail é
liberado.

os e-mails ficam em quarentena aguardando essa confirmação, o cliente
(recipiente) pode acessar essa lista e liberar uma mensagem ou um
remetente. o cliente pode configurar o que fazer com as mensagens em
quarentena depois de certo tempo, por exemplo, pode configurar para apagar
todas, ou configurar para receber essas mensagens marcadas (altera o
assunto para SPAM por exemplo).

assim, para um usuário legítimo que quer entrar em contato com alguém
dentro do servidor não é um trabalho absurdo, mas para um spammer, o
problema começa pelo fato de que precisa enviar um e-mail com endereço
válido, depois precisa gastar um tempo mínimo de uns 10 segundos para cada
mensagem que quiser enviar, fica inviável.

o sistema pode ser implementado para pedir autenticação para cada mensagem
de um remetente desconhecido, ou apenas uma vez, tudo depende do
desenvolvedor.

--
[]'s
Fernando Ulisses dos Santos