[GTER] Re: Luta contra spam

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Fri Jan 10 12:23:00 -02 2003

Danton Nunes wrote:
> sim, mas vamos ver na prática como a coisa funciona. eis o que pretendo fazer:
>
> 1. configurar um sendmail como 'null relay client', possivelmente rodando em
> minha estação de trabalho.
>
> 2. designar outra estação de trabalho como cobaia.
>
> 3. criar uma policy no roteador para que tudo que vier da cobaia para qualquer
> lugar tcp/25 seja desviado para minha estação, onde está rodando o sendmail
> ratoeira.
>
> 4. na estação cobaia: telnet algum-lugar 25 e ver o que acontece. espero que
> apareça o banner do sendmail ratoeira.

> [...]

Em termos de protocolo, acho que é só isso mesmo.

Os problemas que devem acontecer tem a ver apenas com resposta de erro.
  Voce nao vai mais ver os status do servidor remoto, vai ver os status
do servidor local.  Se houver algum erro no servidor remoto, o email
fica no servidor local, que talvez nem tenha para onde devolver o email.
  Coloca isso no seu teste tambem: enviar para enderecos que resultem,
no destino em erros 4xx e 5xx.

Ah: coisas como ETRN deixam de funcionar, claro.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br