[GTER] Luta contra SPAM

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Jan 8 20:01:00 -02 2003

Danton Nunes wrote:

> Sem dúvida. filtrar qualquer coisa que saia para tcp/25 nos dialups, cabel
> modems, adsl's e obrigar a usar relays confiáveis é uma providêcia simples,
> fácil de implementar, que não requer prática tampouco habilidade e que -

Para mim, a melhor opcao para provedores.

> melhor de tudo - funciona. tem que ser complementada por SMTP AUTH e log de
> message-id junto com identificação do remetente.

Tendo os filtros, teoricamente nao precisaria do AUTH.  Em caso de
necessidade bastaria ver os logs de autenticacao do usuario na rede
(claro que isso existe, né?).

> ainda não é a prova do spammer 'one shot' e pode expor os relays confiáveis a
> ataques de DoS, mas nada é perfeito mesmo.

Se houver ataque de DoS, é interno, e voce pode cortar o usuario por
politica de uso.  Alias, como o acesso é só para os IPs internos, voce
sempre pode pegar quem mandou o spam por politica de uso.  O one shot
passou, mas voce pegou o FDP.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br