[GTER] Luta contra SPAM - Parte 3

Enomoto senomoto at estadao.com.br
Wed Jan 8 17:20:00 -02 2003

   Ola Michel,

   Voce poderia usar o Spamassassin em conjunto com algum filtro "bayseano".
   O spamassassin vem sendo usado pela equipe do Adriano da Unesp com bom
nível de sucesso e permite a verificação da existencia do dominio.
   Aqui usavamos o spamassassin experimentalmente como filtro dos emails
captuados via pop (pop3 retrieve), mas depois do upgrade dele, não tive
tempo para reimplementar as regras de forma mais maleavel baseado nos
"spammers" brasileiros, onde o programa tinha um acerto proximo de 80%
e quase zero de falso positivo.
   Nossa lista de deny contem hoje 3033 linhas, a manutenção disso é muito
custosa, portanto pretendemos subistituir a lista por algum mecanismo
que não onere muito o processamento.

   Sobre uma implementação com um filtro "bayseano":
http://www.paulgraham.com/spam.html

   Sobre o Spamassassin:
http://spamassassin.org/

[]s