[GTER] Luta contra SPAM

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Jan 8 11:25:00 -02 2003

On Wed, 8 Jan 2003, Michel Angelo da Silva Pereira wrote:

> 	Estou pensando seriamente em contratar um grupo de extermínio para dar
> fim nisso, está ficando insuportável.
> 	Mas a melhor forma seria a Telefônica liberar conexão SMTP apenas nos
> provedores que vendem Speedy, aí fica forçado o envio através de uma
> fonte confiável.

Sem dúvida. filtrar qualquer coisa que saia para tcp/25 nos dialups, cabel
modems, adsl's e obrigar a usar relays confiáveis é uma providêcia simples,
fácil de implementar, que não requer prática tampouco habilidade e que -
melhor de tudo - funciona. tem que ser complementada por SMTP AUTH e log de
message-id junto com identificação do remetente.

ainda não é a prova do spammer 'one shot' e pode expor os relays confiáveis a
ataques de DoS, mas nada é perfeito mesmo.

Danton