[GTER] Luta contra SPAM - Parte 2

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Jan 8 11:17:00 -02 2003

Prezado Michel,

On Wed, Jan 08, 2003 at 10:40:02AM -0200, Michel Angelo da Silva Pereira wrote:
> 	Bom, com o intuíto de diminuir mais ainda o recebimento de email não
> solicitado (SPAM), estamos utilizando algumas listas "RBL", que estão
> listadas a seguir:
> 	* relays.ordb.org
> 	* bl.spamcop.net
> 	* dialups.relays.osirusoft.com, proxy.relays.osirusoft.com,
> socks.relays.osirusoft.com (estão desativadas em nosso sistema, pois
> estão fora do ar)
>
> 	Por acaso alguém tem alguma recomendação de RBL para estarmos ativando
> em nosso sistema?

Recomendo cuidado na utilizacao de blacklists de terceiros; lembre-se
que voce essencialmente esta' *delegando* a decisao sobre de quem
aceitar emails para alguem que nao esta' no seu controle e nao responde
a voce. Nada contra os voluntarios que se esforcam para manter as
blacklists funcionando, mas ja' vi mais de um caso em que haviam
informacoes simplesmente erradas nestas listas, e que acabaram trazendo
prejuizos para os clientes dos provedores que as utilizavam (nao vou nem
comentar aquela briga cretina entre a turma do MAPS e do ORBS, onde cada
um deles acabou incluindo o outro na sua blacklist).

Nos aqui utilizamos uma blacklist propria, atualizada manualmente, nos
moldes da que voce publicou outro dia aqui na lista do GTER (alias,
parabens pela coragem em publica-la); acho uma situacao mais controlada,
e em conjunto como filtros bayesianos, temos conseguido filtrar
consistentemente mais de 95% dos SPAMs (sendo que ainda estamos
"refinando" os filtros bayesianos, esperamos melhores resultados a
medio prazo).

> 	E depois estarei postando o "Parte 3", com a solução que resolveu 98%
> dos recebimentos de SPAM.

Estamos no aguardo.

Um Grande Abraco,
--