RES: [GTER] Re: [GTER] Ataque digital - Brasil é o segundo no ranking mundial

Murilo Antonio Pugliese mpugliese at diveo.net.br
Thu Feb 27 10:11:01 -03 2003

Senhores.

Apesar de não ser um membro ativo, ou melhor, muito participativo dos temas
em pauta
nesta lista, vou arriscar acrescentar um item aos já listados abaixo; talvez
não apenas
pertinente a hackers mas a outro mal que nos assola, o spam.

Já tivemos (nós da área de engenharia e operações) o prazer de cancelar os
serviços
prestados a alguns clientes, digamos que por mal comportamento, mas
geralmente isso
acontece quando se chega a situações extremas.

Na minha modesta opinião realmente as vezes o inimigo esta em casa, mas
trabalha em outra área.
Este inimigo geralmente é caracterizado por uma visão limitada que ignorar
aspectos e
efeitos colaterais em se manter como cliente um hacker ou spammer, e pela
ganância a curto prazo.
Hackers e spammers existem por existir quem os acolhe, quem os hospeda.
Quantos de nós já não passou por problemas de acesso a sites remotos, teve o
bom
funcionamento de sua política de roteamento questionada, e por fim percebeu
tratar-se
de um filtro motivado por salvaguardar este site remoto de visitantes
indesejados.

Tive um amigo em outra empresa, que por zelar pela política de boa
administração de rede
e práticas de segurança, por punir um mau cliente com filtros que inibiam
seus maus hábitos
foi demitido. Demitido como uma forma de retaliação exigida por parte
daquele que recebia as
comissões pelo serviço prestado aquele cliente que naquela circunstancia
ameaçava cancelar o serviço.
Geralmente quem insiste em faturar seja de um hacker ou seja de um spammer,
ignora que quando
um site remoto toma medidas preventivas contra um certo CIDR, estas medidas
(filtros) acabam
prejudicando os bons clientes, aqueles que não exercem tais práticas, que
por fim também reclamam
e acabam igualmente ameaçando de cancelar o serviço.
Fico feliz por não trabalhar em um ambiente assim, porem que nunca vivenciou
situações de conflito
com a área comercial de sua empresa?

At.

Murilo Pugliese.