[GTER] Ataque digital - Brasil é o segundo no ranking mundial

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Feb 26 11:06:00 -03 2003

Alberto França wrote:
> Alguem tem alguma idéia de quem são nossos inimigos? É curioso que tem
> gente que detesta mais a gente do que Alemanha e Inglaterra.....
> Ou nossa terrinha está virando paraíso de criminosos (hackers
> incluidos...)?

Fácil: Nós mesmos!

1) Um hacker em geral ataca gente do proprio pais, para ter mais
visibilidade pelo amigos.  As vezes vai para outro canto, mas o
divertido mesmo é atacar o vizinho.

2) Um hacker em geral é um cara com muito tempo livre.  Nao vou explicar
essa afirmação para não gerar brigas políticas na lista.

3) Se nós somos tão atacados é por que nossos administradores não estão
nem ai para a segurança.  Em muitas carreiras, negligência é crime
passível de prisão e perda da autorização de exercer a profissão.  Em
gerência de redes, não...  E no dia que for, ainda vai ter aquela
desculpa: "Ah, mas eu usava tudo da microsoft!  Se alguma coisa deu
errado a culpa é dela."

Nao se engane se o ataque vem de fora: O hacker com pelo menos 2 digitos
de QI nao vai usar o próprio endereço para atacar a vítima.  Primeiro
ele procura um boi de piranha, que pode ser lá fora até para disfarçar.

Existe alguma pesquisa que anote a porcentagem dos ataques assinados em
portugues ou por grupos que já assinaram em portugues algum dia?