[GTER] Exigencia de CGC no registro BR [era] Diar e Econoshop, once again

Sandro Enomoto senomoto at estadao.com.br
Sun Feb 16 21:22:03 -03 2003

         A verificação de CNPJ e CPF na Receita Federal esta sendo
implementada na forma de WebServices e a FENABRAN parece já estar usando isso.
         IMHO, isso não é de grande valia, pois o registro BR pode validar
os dados do CNPJ contra a Receita, isso garante que não haja falsificação
de CNPJ por parte do contrante do serviço. Mas uma olhada pelos CNPJs no
registro vai indicar que  o ramo de atividades algumas empresas não tem
nada a haver com o CNPJ registrado, eg, CNPJ de posto de gasolina com site
de informatica, muito provavelmente a Entidade utilizou-se de alguma nota
fiscal de algum posto de gasolina no caminho para casa e obteve o registro.
Ou seja o CNPJ é valido, a empresa do CNPJ esta ativa, mas o responsavel
não tem nenhuma relação com o dono do posto de gasolina, alem do fato é
claro de ser cliente dele. O que o registro.br pode fazer? A priori nada,
mesmo com a desconfiança que haja algo errado, como os dados são validos,
como requerer que sejam enviados os dados cadastrais por correio para o
Registro.br ?
         A documentação do CNPJ só exigida para poucos dominios, como
descrito no faq:

http://registro.br/faq/faq3.html

         O que não inclui ai o .com.br
         Como disse o Gustavo a solução tecnica não é com o registro.br,
pois o spammer ou um estelionatário pode fazer o registro lá fora com dados
mais falsos ainda, como ocorre com o siteinterativo.com e o centrallbizz.com .
         Então fica a duvida, se não existe a verificação (papel) do CNPJ
para .com.br e uma Entidade pode utilizar um CPNJ de outra empresa com
dados corretos (posto de gasolina, lanchonete de estrada), por que a
exigencia do CNPJ para o .com.br ?

[]s
[Sandro]