Re: [GTER] Resolução de nomes DNS x WINS.

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Wed Feb 12 16:57:00 -02 2003

Acontece que NÃO tenho serviço WINS na rede. Nossos servidores usam NetWare sobre TCP/IP e IPX, e em vários pontos da rede existem "shares" Microsoft sendo usados (prática que a muito custo tentamos eliminar). Justamente devido a esse maldito Cliente para Redes Microsoft é que há as "queries" ao DNS sobre nomes WINS. Tenho pensado em simplesmente impor o uso *exclusivo* de DNS para os nomes, mas esbarro no fato de que a equipe de Rede NetWare nomeou todos os servidores usando "underscores" (por exemplo, SERVER_TRF1).

Obrigado aos senhores pelo esclarecimento.

[]s,

Marlon.

/*
Marlon Borba
Divisao de Suporte Tecnico
TRF 3a. Regiao
(11) 3311-4683 e 9692-8357
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
-------
Association for Computing Machinery
Member #UK42160
Internet Society
Member #1330387
*/

> Sabem de alguma forma de impedir essas queries WINS de "entuxarem" meu DNS? O default do WINS, quando não acha um "hostname", é um "fallback" para DNS?

Será que todos os hosts Windows da sua rede tem dois servidores WINS (mesmo que com o mesmo IP, tem que ser duas entradas) , e estão definidas como nó do tipo P, M ou H (vide msg do Marcus) ? Se todas as máquinas da sua rede estiverem se registrando no WINS e todas estiverem consultando WINS, a taxa de sujeira no seu DNS deveria ser muito baixa (time-outs de requisições).

Rubens