[GTER] Lei absurda... segundo envio
cardoso at dadm.mar.mil.br
cardoso at dadm.mar.mil.br
Thu Dec 18 10:23:11 -02 2003
Sinceramente, pra que o Brasil AntiSPAM existe? Dando uma lida no "código
de ética" elaborado por eles, vi essa preciosidade:
Artigo 3º. ? "Spam" - é a designação para a atividade de envio de
Mensagens Eletrônicas e Mala Direta Digital que não possam ser
consideradas nem Marketing Eletrônico, nem Newsletter, e nas quais se
verifique a simultânea ocorrência de pelo menos 2 (duas) das seguintes
situações:
a)Inexistência de identificação ou falsa identificação do Remetente;
b)Ausência de prévia autorização (opt-in) do Destinatário;
c)Inexistência da opção "opt-out";
d) Abordagem enganosa ? tema do assunto da mensagem é distinto de seu
conteúdo de modo a induzir o destinatário em erro de acionamento na
mensagem;
e) Ausência da sigla NS no campo Assunto, quando a mensagem não houver
sido previamente solicitada;
f)Impossibilidade de identificação de quem é de fato o Remetente;
g) Alteração do Remetente ou do Assunto em mensagens de conteúdo
semelhante e enviadas ao mesmo Destinatário com intervalos inferiores a 10
(dez) dias.
Na verdade vemos que a classificação que eles fazem de SPAM está um pouco
equivocada. Na verdade, pelo menos do que entendi, eles querem é acabar com
os e-mails inescrupulosos que recebemos hoje em dia. Para mim, desde que me
entendo por profissional de segurança, SPAM é todo o e-mail que aparece na
minha caixa de correio que não foi solicitado, de alguém que não conheço
e/ou que eu não queria receber.
Na www.dictionary.reference.com, uma entrada para SPAM retorna o seguinte:
Unsolicited e-mail, often of a commercial nature, sent
indiscriminately to multiple mailing lists, individuals, or
newsgroups; junk e-mail.
Segundo o RFC 2635, na especificação de SPAM podemos ver isso (é até
engraçado!)
The term "spam" as it is used to denote mass unsolicited mailings or
netnews postings is derived from a Monty Python sketch set in a
movie/tv studio cafeteria. During that sketch, the word "spam" takes
over each item offered on the menu until the entire dialogue consists
of nothing but "spam spam spam spam spam spam and spam." This so
closely resembles what happens when mass unsolicited mail and posts
take over mailing lists and netnews groups that the term has been
pushed into common usage in the Internet community
Acredito que é impossível acabar com o SPAM, mas é possível reduzir muito o
número dessas mensagens, mas infelizmente em minha opinião esse
BrasilantiSPAM.org não vai ajudar muito (talvez até mesmo eles contruibuam
para o crescimento do spam futuramente).
Revoltado deixo meu protesto.
CB Cardoso
Divisão de Auditoria e Segurança de Sistemas
Marinha do Brasil
Srs,
enviei para o info at BrasilAntiSPAM.org uma mensagem (duas vezes com
intervalo de 4 dias), e responderam. Assinam que são a favor de
mensagens não solicitadas.
Transcrevo a resposta abaixo.
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Prezado Dr. Marcos Tadeu,
Recebemos a sua mensagem anterior. Ao que parece o Dr. não entendeu muito
bem, o sentido do nosso código de ética para envio de mensagens comerciais.
O intuito primeiro de nossa campanha, não é acabar com o Spam, isso porque
como deveria saber não é nossa competência, não nos cabe legislar, espero
que o Dr. entenda isto, assim muito mais inócua seria nossa empreitada se,
ao invés de incentivarmos um uso eticamente correto das ferramentas
disponíveis, nos limitássemos, como nossos predecessores, a proibir toda
forma de envio de mensagens não solicitadas.
Atentando bem para as cláusulas de nosso código de ética o Dr. perceberá
que, acima de tudo, prezamos pela verdade e transparência, ora os problemas
do Spam vão além do mero número de mensagens em nossas caixas postais,
importa-nos que a abordagem não seja enganosa, que o remetente seja
identificável, portanto responsável, bem ainda que o mecanismo de opt-out
seja eficiente.
Acreditamos que se conseguirmos alcançar estas metas, que ao Dr. parecem
tão
pouco, muito teremos realizado para, se não resolver, amenizar a maioria
dos
problemas ocasionados pela má realização das campanhas de marketing pelo
meios eletrônicos.
Atc.
Luiz Henrique Souza
p/ Grupo Brasil AntiSPAM
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