[GTER] Validação dos dados apostos no registro .br - era Falsidade.com.br

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Mon Dec 15 19:48:54 -02 2003


caros,

o problema central, parece-me, e' termos um metodo confiavel para aferir quem e' um legitimo interessado no registro de um dominio e quem e' um picareta procurando fraudar vitimas incautas. problemas a resolver:- tem de ser confiavel, nao pode ter um alto custo para o registro.BR ou para as partes interessadas, nao pode tornar o registro um ato de penuria burocratica e tem de ser celere.

pensei em um outro metodo, uma adaptacao do 'web of trust', usado no pgp, por exemplo. se X quer registrar um dominio, procura alguem desse 'web of trust' do registro.BR e pede o aval. de posse de dois ou mais referendos desses 'trustees', por exemplo por meio de mensagem assinada e certificada digitalmente para cada 'ticket', o registro.BR aceitaria a solicitacao.

esses 'trustees' poderiam ser terceirizados profissionais, contratados com o dever de obediencia a rigidos criterios de seguranca, e responsabilizados em caso de informacao falsa. o custo e' dividido, podendo ate' ser pago para quem presta o servico de 'trustee'. o registro.BR nao teria de burocratizar-se, o servico de 'trustee' geraria responsabilidade contratual e legal com severas punicoes...

talvez isso encareça um tanto o servico de registro de dominios, mas honestamente falando um servico barato nao incentiva o usuario ao "misuse"? o custo nao poderia ser um pouco mais alto para que a fraude nao saia barata?

o que acham?

[]s,

Marlon.



More information about the gter mailing list