[GTER] Falsidade.com.br

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Mon Dec 15 19:07:50 -02 2003

Um ponto importante a considerar:
Se alguém fizer uma fraude usando um certificado digital,
essa fraude será muito mais bem sucedida (porque muitos
acreditarão no certificado). Uma vez discutíamos isso - uso
de chave pública, em e-mails numa universidade aqui. Já
vão quatro anos e o processo não era tão maduro como
é hoje. E a conclusão foi que, pela impressão de "segurança"
que o certificado geraria, os riscos podiam ser muito maiores
do que sem assinatura. Acabamos por achar melhor não
adotar o e-mail assinado e manter o inseguro onde, a priori,
podemos (e devemos) desconfiar da origem.
Em suma, de novo, niguém é contra certificados, mas é nos
detalhes que o diabo se esconde... Se eu receber um e-mail,
assinado por um banco, pedindo minha senha, eu não
repasso!.  Num grupo fechado, a assinatura dá razoável
segurança. Mas num ambiente genérico, eu tenho, ainda,
muitas dúvidas...

abraços
demi