[GTER] Segurança em WEBMail

Wagner R. Teixeira wagner at wtb.com.br
Thu Dec 11 00:48:58 -02 2003

Boa noite a todos. Como essa é minha primeira mensagem à lista, me
apresento: Wagner R. Teixeira. Tenho uma empresa de desenvolvimento de
software e nossa estrutura de Internet é gerida por nós mesmos, por isso me
interesso muito em assuntos relacionados à gestão da Internet. Em 1993 fui
um dos responsáveis por colocar um dos primeiros órgãos públicos de Brasília
na Internet, por isso já fomos apresentados nos bastidores.

Agora a questão: eu hospedo algumas listas de discussão, e um dos programas
de moderação das assinaturas rastreia a rota IP da origem da mensagem. Não é
de se estranhar, a maioria absoluta das interfaces de correio pela WEB
inclui algum tipo de identificação do IP de onde a mensagem partiu, como
X-Originating-IP por exemplo.

Hoje notei que o POP.COM.BR não faz isso, e acho isso uma forma
despropositada de anonymail. Gostaria que vocês compartilhassem suas
opiniões sobre isso.

[]
Wagner.

PS: como ainda não li muitas mensagens por aqui, queiram desculpar se o tema
'segurança' não cabe nesta lista.
---
Esse e-mail foi checado contra vírus no momento do envio, e está livre
deles.