RES: RES: [GTER] Próximas reuniões GTER/GTS

Ronaldo Vasconcellos lists at vasconcellos.eti.br
Sun Dec 7 22:26:08 -02 2003

Murilo Antonio Pugliese wrote:
> Há alguma estudo/pesquisa que comprove essa afirmação
> (A maioria dos participantes será sempre do local onde o evento for realizado)
> ou a mesma se escora apenas em sua opinião pessoal.
> Realize um evento em Morro de São Paulo, e depois verifique se a maioria da
> audiência é originária da lá !
>
> Anyway, cada um tem sua opinião, respeito a sua, acho que todos devem ter suas
> dificuldades em se ausentar do trabalho, e dificuldades de locomoção.
> So, um round robin "talvez" seja mais justo.

Oi Murilo,

Tudo bem? O Nelson não vai te responder com um estudo/pesquisa (quem
sabe sim :-) porque ele tem experiência em eventos (alguns de que também
partcipei como organizador, outros que tenho conhecimento). Neste final
de semana estivemos no Rio para o BSDCon
(http://bsdcon.myfreebsd.com.br). Foi um evento com custo razoavelmente
barato (não haviam patrocinadores além das entidades que organizaram),
com direito a camiseta, coffee break, divulgação razoável, e, mesmo
assim, o número de inscritos foi em torno de 150.

Como você pode ver, mesmo se considerando que *BSD é um público mais
especifico ainda dentro de Software Livre,  dá para dizer que é pouca
gente para uma cidade como o Rio. A razão: passagem de avião/ônibus,
tempo de viagem, uma fórmula secreta? Não sei :-) Só notamos que eventos
em São Paulo atraem mais gente, até conversei com o Nelson sobre isto
lá... O mercado de trabalho, os diversos pólos tecnológicos próximos a
São Paulo, talvez sejam *parte*, pistas da explicação.

Bom, vamos discutir o assunto um pouco se o moderador permitir :-)

Abraço,
--
Ronaldo Vasconcellos
ronaldo AT vasconcellos.eti.br