[GTER] Qual autilização das linhas de transmissão?

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Dec 5 00:33:53 -02 2003

Rubens Kuhl Jr. wrote:
> 100% da capacidade de uma linha ainda é em função da taxa nominal... agora
> 100% da capacidade de tráfego agregado é o número de portas vezes a
> velocidade nominal. Mas basta a distribuição de tráfego não ser uniforme
> para que mesmo o switch de velocidade infinita não consiga atingir esse
> tráfego agregado máximo.

A grande maioria das configurações de switch que eu já vi tinha todo o tráfego
direcionado para um ou dois uplinks, em geral correspondentes ao servidor, ou a
uma switch em uma hierarquia superior.  Nesse caso a limitação pode ser medida
apenas nessas portas.

Quando se usa switch em POPs ou PTTs, a situação é outra, e continuo preferindo
considerar o switched ethernet como um monte de linha serial ligadas em um
"roteador".

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br