Re2: [GTER] Spam vindo do relay

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at CintraBatista.net
Thu Aug 28 22:22:18 -03 2003

Obrigado, quem não gostaria de uma referência destas? :)
Desde a mais santa das criaturas até a mais criminosa, todas têm em
comum o desejo de serem amadas. Alguns se tornam heróis, outros vilões,
mas ainda assim ambos os papéis dependem do referencial que é divulgado
(amigos X inimigos).

Já fui bem mais do estilo Chewbacca, herói que luta para destruir o mal.
Diz-se que esta é uma postura mais ao estilo de Moisés, do Antigo
Testamento; o que não deixa de ser louvável, principalmente num mundo
que após 4.500 anos ainda não consegue cumprir nem os famosos 10
Mandamentos. O nosso herói Chewbacca gastou a vida combatendo as pessoas
"más", mas ao que consta não conseguiu equilibrar um só coração
transviado; ao contrário, fez com que o mal se armasse mais ainda...

Hoje tenho (ou pelo menos tento ter) o Cristo, do Novo Testamento, como
general. As ordens aqui são bem diferentes: deve-se combater o mal
devolvendo o bem; deve-se combater o mal, mas procurar entender e amar
profundamente as pessoas que temporariamente deram abrigo ao mal. Ainda
sou um soldado em constante aperfeiçoamento, mas sei que se deve
combater:

a doença com o remédio,
a fome com a comida,
a sede com a bebida,
o mal devolvendo o bem,
o ódio com o amor.

Por que? Por que o estilo de Moisés não resolve, embora seja um remédio
radical para doenças em estado crítico, ou para um povo muito rude, mas
não melhora um só coração! O estilo Moisés acaba por gerar mais ódio,
mais opressão, mais descontentamento das partes. E porque ao estilo do
Cristo, um cidadão franzino como era o Chico Xavier fez se curvarem os
gigantes, e dá certo, dá resultado! O Cristo já dizia: "mostre-me os
frutos e lhe direi se a árvore é boa ou má".

No caso do SPAM (assim como o crime organizado), acho que é um mal a ser
combatido com esclarecimento. Por exemplo, quem compra algo anunciado em
SPAM está financiando o crime tanto quanto um consumidor de drogas ou de
armas. Acho que se deve evitar de combater as pessoas (físicas ou
jurídicas) que são provedoras do crime, dando preferência à recondução
paciente das mesmas ao caminho da cidadania.  Obviamente que todos somos
responsáveis por nossos atos conscientes, por isto acho que o combate
passa pelo esclarecimento de todas as pessoas. Em outras palavras,
procurar ao máximo combater o mal, e não as pessoas, as quais têm todas
um valor infinitamente superior ao mal que hoje abrigam...