[GTER] F Root Server no Brasil

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Aug 21 21:49:17 -03 2003

MARLON BORBA wrote:
> muito interessante, realmente.
>
> o que não entendi é:- anycast pode ser usado com QUALQUER serviço? por
> exemplo, se eu tiver um "cluster" de servidores de banco de dados posso
> usar isso para implementar um servidor virtual em alta disponibilidade?

     O Anycast, da forma como foi implementado no IPv4, não serve para
"balanceamento de carga", ao pé da letra.  Ele serve para "achar o
servidor mais próximo", usando para isso apenas os protocolos já
conhecidos de roteamento.

     Se por acaso ele estiver com a mesma métrica a partir de um ponto e
existir algum roteador com balanceamento de carga no meio, não se pode
(normalmente) garantir que os pacotes seguintes da conexão vão para o
mesmo servidor para o qual foi o primeiro pacote.

     Em DNS (e outros protocolos UDP simples) não há problema, pois o
request cabe todo em um único pacote, e a resposta também.

     Claro que existem configurações especiais, etc. que podem resolver
isso, mas rapidamente falando, não serve para balanceamento de carga no
conceito de data center.  Para isso ainda valem os switchs L7, o DNS
Round Robin, e outros mecanismos de identificação de proximidade.

                                         Jonny

PS: Fred, mais um parabéns nunca é demais!  Podemos saber se já existe
projeto de fazer o mesmo em algum outro backbone do Brasil?  Ou as
mudanças no cenário Internet.BR já não demandam isso?

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized