[GTER] Servers that begin with a 200.xxx.xxx.xxx IP addresses have been blacklisted.

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Mon Aug 18 11:50:39 -03 2003

On Mon, 18 Aug 2003, Wilson Roberto Afonso wrote:

> Date: Mon, 18 Aug 2003 10:09:18 -0300
> From: Wilson Roberto Afonso <wilson at terra.com.br>
> To: Paulo Sá Elias <psael at uol.com.br>, gter at eng.registro.br
> Subject: Re: [GTER]  Servers that begin with a 200.xxx.xxx.xxx IP
>     addresses have been blacklisted.

Sem querer, nem de longe, defender spamming, e sem discordar um milímetro
dos que acham que é preciso medidas mais eficazes para aumentar o nível
ético de uso da nossa rede:  esse rapaz do Canadá parece-me apenas um
administrador de sistemas irritado e com baixo senso de justiça.

Bloquear um /8 inteiro, ainda mais quando se sabe que representa a quase
totalidade de um continente, é tão justo e sutil quanto o manual nazista
que mandava dinamitar uma cidade inteira por conta de uns poucos partisans
que lá estavam escondidos.

A única situação em que justifica-se o bloqueio de uma faixa de endereços
é quando essa é a única maneira de impedir-se um ataque agressivo e que
possa prejudicar uma massa de usuários tão grande quanto a que se está
pondo "fora do ar".

Não parece-me que seja esse o caso. Nós todos aqui no Brasil, por suposto,
não filtramos os 200.0.0.0/8, e nem por isso temos a rede paralisada.

Fica difícil não pensar que o fato de ser o bloco da América Latina não
acabe facilitando o raciocício filtralista feroz. Será que teriam a mesma
coragem de fazer isso com um bloco norte americano, arriscando-se a ter no
dia seguinte um batalhão de felizes advogados na porta?

Abraços,
Alexandre.