[GTER] Problemas com sevidores de E-mail

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Tue Apr 29 17:15:31 -03 2003

Somebody told me that Silmar A. Marca said:
> Lamento, mas discordo de vc. Nos servidores implantados por nossa
> empresa a (somos especializados nisto), usamos base de dados com
> senhas em MD5 e/ou Crypt (jamais em Texto) - com SMTP/SSMTP com AUTH
> + RBL, POP/SPOP.
>
> O uso de pam ou passwd não é aconselhavel uma vez o mesmo criar
> usuários reais na maquina Linux (e por isto capazes de executar
> processos). Eu aconselho não criar usuários reais nas máquinas. Use
> sempre base de dados e AUTH. Concordo com vc de não usar "SMTP após
> POP".
> Cordialmente, Silmar A. Marca

Por isso eu dei as opções.  Num ambiente academico, como o que eu
estou agora, todos os usuarios tem conta shell, entao nao faz a menor
diferenca.

Alem disso, o fato de ter uma entrada com um login, um uid e uma senha
no /etc/passwd nao significa que o cara tenha uma conta.  Ele
ainda precisa de uma shell, que pode muito bem ser /sbin/nologin