Re: [GTER] Redeelétrica é aposta para Internet em banda larga

Jose Roberto B. Gimenez jroberto at unesp.br
Thu Apr 24 13:30:16 -03 2003

Que me perdoem os entusiastas dessa novidade, mas transmitir dados através
da rede elétrica é quase como transmitir dados através da rede hidráulica
ou da rede de esgoto. A estrutura não é apropriada para este fim: tensões
e correntes altas, cheias de transitórios e ruídos de máquinas elétricas,
misturadas com sinais sensíveis e precisos; transformadores inapropriados
para freqüencias altas; impedâncias totalmente imprevisíveis nas linhas de
transmissão; stubs aos montes. Além disso, o sinal deve sofrer
compartilhamento entre os usuários (no tempo ou na freqüência me parecem
igualmente inadequados) e ainda fluir nos dois sentidos! Melhor transmitir
dados em cercas de arame farpado ou em trilhos de trem.

Prefiro a velha e boa fibra ótica.

José Roberto.