[GTER] Uso de Banda - Ferramenta

Leandro M Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Wed Apr 23 10:22:38 -03 2003

Ola Marlon,

MB> segundo? na última reunião do gt/er o pessoal do cais/rnp demonstrou o uso de monitoração por netflow,
Humm, o CERT-RS apresentou no GTS alguns resultados obtidos com o
netflow. Nao seria isso? :-)

MB>  uma solução excelente, mas não sei se chega a esse nível de granularidade...
Nao chega nao. o netflow perde fluxos de dados, mas quando se avalia
algo como um stm-1 de 5 em 5 min estatisticamente isso pode ser
ignorado.

Ja monitorar segundo a segundo, isso é um discussao que ainda existe
por ai. É possivel monitorar, mas a perda de informação, nesse caso, é
relevante e não pode ser considerada confiável.

MB> Alguem poderia me dar dicas sobre alguma ferramenta que
MB> monitore uso de banda online, mostrando graficamente o
MB> uso a cada segundo?

Se é para um teste ad-hoc pode usar qualquer mib browser capaz de
gerar graficos (http://www.mg-soft.com/) mas na pratica nao serve para
muito mais que ter uma nocao da banda que voce esta utilizando.
Nao sei qual exatamente é o seu problema, mas medicoes menores que
1min (ideal 5min) costumam dar todas as informacoes necessárias,
desprezando as rajadas de fluxo.

----
Atenciosamente,
 Leandro M Bertholdo   mailto:berthold at penta.ufrgs.br
 POP-RS:  Ponto de Presenca da RNP no Rio Grande do Sul
 CERT/RS: Computer Emergency Response Team RS
 Porto Alegre/RS - Tel: +55(51) 3316.5042