[GTER] Problemas no Terra

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Apr 16 17:10:00 -03 2003

On Wed, 16 Apr 2003, Claus Rugani Topke wrote:

> Grande paradigma !!!
> Bom pelo que eu estou concluindo, não basta gastar $$$$ em fontes
> redundantes, mas $$$$ em sistemas "espelhados"...
> Voce elimina o ponto de falha única do comutador elétrico/eletrônico, mas
> provavelmente irá levar a falha única para outro nível...
> Nivel IP ?

dê uma olhada no mil-hdbk-217 que é a regra militar norte americana para
cálculo de confiabilidade de sistemas eltrônicos e similares. realmente é
impossível eliminar todos os pontos de falha simples. por exemplo, no caso
de fontes redundantes, elas não podem ser simplesmnete ligadas em paralelo
porque uma pode derreter a outra. porisso é necessário usar um elemento de
arbítrio que pode ser tão simples como diodos. esses diodos são pontos de
falha simples. entendeu?

uma especificação decente de confiabilidade designaa as redundâncias e
qual deve ser a probabilidade máxima de falha para a duração da missão
para os inevitáveis pontos de falha simples.

já vi situações em que ao colocar equipamentos redundantes a
confiabilidade calculada diminuiu em vez de aumentar, simplesmente porque
o elemento de ligação não era lá essas coisas.

danton