[GTER] Problemas no Terra

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Apr 16 12:47:00 -03 2003

Alo Danton,

On Wed, Apr 16, 2003 at 12:31:48PM -0300, Lao DanTong wrote:

> o quadrado de uma vezes mais a chance de pifar o equipamento que as
> comuta, que é sempre um ponto de falha simples.

Humrmmrmr... para mim NAO DEVERIA haver comutacao. Nao sou engenheiro
eletronico, mas me parece que o ideal e' que ambas as fontes estejam
SEMPRE energizadas e alimentando o equipamento, sendo que cada uma
delas teria capacidade para segurar o equipamento sozinha. Assim voce
tem balanceamento de carga (o que reduz o desgaste de cada fonte
individual *E* tambem evita o "golpe de murphy" onde a fonte que estava
off-line NAO ENTRA ao ser comutada), *E* redundancia.

> o diagrama de confiabilidade é algo assim:
>
>                          +----[ fonte ]----+
>        ----[ comut. ]----+                 +----------
>                          +----[ fonte ]----+

Como disse nao sou engenheiro eletronico, mas me parece que
o interessante seria algo assim:

	AC1 -----[ fonte ]-------+
	                         +-----------------
	AC2 -----[ fonte ]-------+

Importantissimo que AC1 e AC2 venham de quadros de distribuicao
e nobreaks DIFERENTES, mas que tenham TERRA COMUM (senao vai
sair a famosa fumacinha verde do equipamento devido ao famoso
"ground loop" :-)).

No caso, provavelmente as fontes teriam que ter um projeto
especial para serem ligadas "em paralelo", mas como voce
pode ver, nao tem comutacao. :-)

> é impossível eliminar totalmente os pontos de falha simples.

Hummmrmr... dificil a gente faz na hora, o impossivel demora um
pouquinho mais :-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)