[GTER] Porta do Kazaa Ligth

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 4 10:30:01 -03 2003

Rubens Kuhl Jr. wrote:
> mantém
> também
> de

> Isso é a teoria... na prática eu percebi diversos fatores que diminuem o
> número de produtores(ou melhor, a capacidade de upload da população de
> produtores):
> - A banda assimétrica de sistemas ADSL

Isso realmente piora a qualidade, mas com a quantidade final o problema
fica reduzido...

> - Os usuários que atrás de firewall/NAT não conseguem aceitar conexões
> inbound

Verdade.  No emule/edonkey os clientes atras de firewall ou que não
aceitam inbound são tratados de forma diferente, e eu diria até que são
marginalizados, mesmo se o outro peer não estiver atras de firewall tambem.

> - Os usuários que desligam uploads para não atrapalhar os downloads (nem
> todo mundo sabe que basta limitar o upload a 80% da banda de uplink)

     Esses caras acabam sendo vistos como mau caraters pela comunidade,
e em geral a conexao deles é cortada no meio quando o produtor percebe isso.

> - Os usuários que além de p2p usam a outra killer-app de broadband, gaming

O que isso tem a ver com o assunto em pauta (produtores vs consumidores)?

> - Os usuários que tem HDs pequenos, e só compartilham grandes arquivos por
> tempo limitado, movendo-os para mídia removível

Isso acontece, é verdade.

> - Os usuários que são simplesmente fominhas

     Mesmo caso já comentado acima.

> E você acha que eu tirei essas conclusões sobre p2p como ?
> (a) Estava fazendo um trabalho acadêmico e depois joguei fora todos os
> arquivos que peguei
> (b) Estava aumentando minha coleção de audio/vídeo MPEG
> (c) Estava a serviço da RIAA e da ABPD

;-)

d) Estávamos ambos estudando as novas tecnologias de rede, ao mesmo
tempo que aumentávamos nossa coleção de video e audios raros, que já
estão fora do tempo de validade de um copyright.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized