[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Apr 3 19:02:00 -03 2003

On Thu, 3 Apr 2003, Reinaldo Penno wrote:

> Sem argumento esta errado..
>
> O kazaa tambem eh um HTTP de luxo, dantom. Se vc olhar os packet vai ver que
> as conexoes com os super nodes sao basicamente HTTP, eh por isso que existem
> strings como X-Kazaa...Headers do tipo X-<nome> sao usadas para extender o
> HTTP.

as conexões com super nodes não tem nada de p2p, é cliente-servidor bem
convencional.

> O ponto nao eh quanto o protocolo consume e sim o interesse que ele
> desperta. O HTTP possibilitou as pessoas fazerem muito mais coisas que
> antes, assim como P2P agora.

concordo, mas ninguém usa kazaa para divulgar as poesias que escreve nas horas
vagas, usa para compartilhar coisas que gastam banda à bessa. aí eles
contratam esses serviços ADSL acreditando no marketing das operadoras, compram
a lebre e quando vão usar com o kazaa descobrem que não bem lebre, é gato
mesmo.

em um cliente meu o "estrago" dos kazaa da vida foi minimizado criando duas
classes de tráfego, uma de maior prioridade, em que uma das portas é <1024 e
outra de menor prioridade em que as duas portas são >=1024 (o kazaa em geral
cai na segunda, exceto quando fala com os super nodes via http). com isso foi
possível conviver com kazaa's razoavelmente bem. posteriormente o http que não
passasse pelo proxy (squid) passou a ser tratado também na segunda classe.

danton