[GTER] [Fwd: DNS, use o nosso. gzm]

Omar Kaminski ok at softone.com.br
Wed Apr 2 14:49:00 -03 2003

Caro André,

Também recebi esse spam. O sujeito se utiliza de um subdomínio associado a
um TLD .biz, portanto fora do escopo do Registro.br e CG-Br. Mas vigora o
Princípio da Territorialidade: aplica-se a lei brasileira ao crime cometido
em território nacional.

Vejo duas possibilidades: notificar a LocalWeb - o que não resolveria muito,
porque basta o meliante mudar de provedor; e denunciá-lo à polícia
especializada pela prática de estelionato (art. 171 CP), na falta de leis
mais específicas. Outro esclarecimento: o processo administrativo é
instaurado tão logo haja a denúncia ou BO. A comprovação se dá a posteriori,
não é requisito para iniciar o processo, bastando indícios razoáveis.

Cada vez mais convenço-me que a solução para os crimes na Internet não vem
apenas da Lei (que dá o respaldo), mas sim da conscientização. Se a lei
resolvesse realmente, não existiria tráfico de drogas por exemplo. Afinal,
já existe uma lei que pune essa prática. Acho que um dos caminhos é
buscarmos a auto-regulamentação, e não ficarmos esperando (sentados) por
soluções da mal-paramentada máquina estatal.

Omar