[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Tue Sep 24 22:12:01 -03 2002

O principal ponto do acordão é que as teles não precisam mais
obrigatoriamente de provedor de acesso, e conseguiram isso sem enfrentar a
Anatel. Apesar de gerar um pequeno empecilho quando elas querem ter um
provedor envolvido, confirmou as teles como proprietárias da faca, do queijo
e da goiabada nesse mercado...

A situação em SP e Sul é do mesmo jogo de empurra que você descreveu... e é
permitir esse jogo de empurra uma das "utilidades" do provedor. Aí para
tentar resolver isso, a tele sugere que colocar um pedaço do call-center em
sua empresa de outsourcing de call-center que atende também ao produto
banda-larga é a saída... e além de ganhar com o que o usuário paga e com o
que o provedor repassa por usuário, ela ainda avança na reduzida margem do
provedor vendendo outros serviços do grupo.

Rubens

  Eu não disse, em momento algum, que o acordão era
desfavorável às Teles. Afirmo agora que ele é desfavorável,
sim, à algumas Teles, por motivos que vc mesmo delineou
abaixo.

> 2. Suporte ao usuário de um serviço tecnologicamente
> complexo é algo custoso; que o provedor cuide disso e dê a
> cara para bater...

  Essa foi boa... A situação em SP pode ser diferente, mas
suporte à usuário dos serviços broadband do velox e virtua
aqui no Rio, segundo depoimento de usuários nas listas
especializadas, não é nada bom. É um jogo de empurra... O
Velox usa o servidor RADIUS do ISP, qualquer coisa diferente
de autenticação, vai pro suporte Telemar... O Virtua, nem isso...
Tem amigo meu que acessa sem provedor, parece não haver
restrições...