[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Mon Sep 23 22:20:00 -03 2002

Durval Menezes wrote:
> [...]
>
> Partindo de informacoes de segunda-mao (o Jonny esta' mais a par do
> que eu), o problema e' tecnico: a banda de "uplink" do canal de
> satelite usado pela StarOne e' MINIMO (poucas dezenas de KBps) e ainda
> por cima COMPARTILHADO entre todos os pobre-co^H^H^H^H^H^H^H^Husuarios
> de cada "slot". Isso, junto com o delay longo (70Mm e' longe, mesmo `a
> velocidade da luz) obriga o servico a trabalhar com "slotted-aloha"
> como protocolo de nivel 2, e `a instalacao de um "proxy" (na verdade
> um agregador de trafego TCP, que inclusive faz ACK-spoofing para evitar

O ACK spoofing e o agregador de HTTP são features separados, executados
por camadas diferentes.  O TCP ACK spoofing é feito pelo modem, e o
proxy pelo software no windows.  Nada impediria que esse software fosse
portado para Unix ou, pelo menos, Java.

> O tal "proxy" so' esta' disponivel para Windows, dai' a proibicao
> de Mac e Linux... e tenho a impressao que a Sun+OpenBSD do Danton
> tambem nao vai funcionar... :)

Nada que um bochs ou um vmware nao resolvam...    ;-)

Acho que o maior problema ali é que deixaram o pessoal de marketing
escrever as especificações técnicas.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br