[GTER] PPPoE

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Sep 4 13:26:00 -03 2002

Somebody told me that Marcus Grando said:

> Ola Pessoal,
>
> Tem como usar PPPoE em uma Ethernet local?

    Por que nao?

> Ou algum outro modo de cada micro que quizer acesso a rede externa ter que
> autenticar para faze-lo?

    Tambem poderia usar L2TP ou PPTP, mas são protocolos mais
pesados...

> Se alguem tiver algumas URLs sobre o assunto fico agradecido.

    O FreeBSD possui o servico de servidor PPPoE, já o usei em
pequenos testes, mas nao sei como se comportaria em um servico de
produção.  Acredito que funcionaria bem, pois é apenas uma camada de
conversão de pacotes ethernet para o servidor PPP padrão.

					Jonny

Joao Carlos Mendes Luis			jonny at jonny.eng.br
  Networking Engineer			jcml at ieee.org