[GTER] Re: Horario de Verao 2002/2003

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Oct 15 15:06:00 -03 2002

On Tue, 15 Oct 2002, Marcelo Savio wrote:

> Teoricamente o fuso horário de SP é o MESMO que de algumas cidades do leste de MS mas na prática estes estados ficam em fusos diferentes. Pode ser daí a origem da "confusão"....
>
> Veja este mapa da UNIDERP
>
> http://www.uniderp.br/atlas/fusos.htm

ok, mas não há siglas padronizadas. pelo que entendi, cada um inventa como lhe
dá na telha. BSD faz de um jeito, AIX de outro, Linux de um terceiro (de
acordo com a distribuição), etc.

Há muito tempo, no tempo em que os animais falavam (1991), chegamos a ter uma
discussão sobre esse assunto e alguém (Gomide?) havia sugerido siglas de três
letras. A primeira 'B' para indicar Brasil. A segunda 'S' ou 'D' para horário
regular ou horário de verão e a terceira indicando quantas horas a mais em
relação ao UTC. Assim o horário de São Paulo seria BSC/BDB, o de Mato Grosso
do Sul BSD/BDC. Acho que isso não "pegou". de qualquer forma sinto falta de
uma convenção bem aceita (Norma técnica para os íntimos) para designar os
fusos horários do Brasil.

Danton