RES: [GTER] Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Oct 10 18:44:00 -03 2002

On Thu, 10 Oct 2002, Marcio G. B. dos Santos wrote:

> É realmente preocupante. Mas estes usuários sempre existirão,
> ora num provedor, ora noutro, outro...
>
> Talvez fosse necessária uma blacklist de CPFs e CNPJs de spammers,
> afinal são quase sempre os mesmos.

não adianta, porque quem comete um crime, comete outro e usa documentos
falsos.

os operadores (provedores de acesso, de e-mail, etc.) precisam ter políticas
de uso decente e implementá-las. é muito fácil minorar o problema filtrando
e-mail que não venha de servidores confiáveis. Uma política de reação rápida
também é importante. mandou spam, cancela a conta ou toma uma multa contratual
para largar a mão de ser besta. a mesma coisa com cracking. é claro que isso
não resolve 100%, mas reduzindo a atividade dessa corja já torna a rede um
lugar onde o convívio civilizado é possível.

e podemos achar muito ruim o que .mil está fazendo? eu mesmo filtro tudo que
vem do speedy, então, guardada as devidas proporções estou fazendo o mesmo que
o DoD NIC ao filtrar o que vem de 200.128/9 e ambos estamos prejudicando gente
inocente. E ambos temos como argumento que os administradores das redes que
filtramos são irresponsáveis, a telefônica por permitir que o speedy seja o
paraíso dos crackers e spammers e o CG e o CANIP por darem endereços IP para a
telefônica administrar mal. sinceramente, acho que bloquear o acesso a
servidores de nomes é pouco.

o problema que temos aqui é político. quem vai peitar as telefônicas, ig's e
uol's da vida e obrigá-los a andar direito? nós é que não.