[GTER] Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Thu Oct 10 10:13:00 -03 2002

Oi...

	Pois e'... mais um deny ao bloco brasileiro. Por acaso estamos
competindo com a China para ver qual pais consegue ser expulso mais
rapidamente da Internet mundial ?!?!?!

	Eu acho que este assunto ja' foi ignorado demais pela lista, pelo
GTER e pelo CG.

	Podem achar que eu, Hermann, Danton, etc. sejam um bando de chatos
procurando sarnas pra cocar. Mas o fato e' que o assunto de SPAM, ataques,
mal uso da rede, equipes de abuse incompetentes, etc. trazem enormes
transtornos aos usuarios e administradores de rede e na minha opiniao,
devido ao impacto que vem causando na rede, deve SIM fazer parte dos
assuntos a serem discutidos aqui na lista e nos encontros.

	E so' chegamos a este ponto porque sempre se fez vista grossa para
este assunto e agora deu noque deu e so' nos resta tentar remediar a
situacao.

	Espero que daqui pra frente e, principalmente, no proximo encontro
haja espaco para se discutir a questao com mais profundidade, inclusive
dando nome aos bois se necessario para que num futuro proximo varios
admins nao tenham de mendigar acesso a redes la' fora devido `a
incompetencia/descaso de terceiros. O ultimo debate conduzido pelo Fred
ja' foi um grande avanco, mas praticamente nada doque foi discutido foi
aproveitado por quem tinha mudancas e/ou implementacoes a serem feitas em
sua politica de seguranca...

	E se nao buscarmos uma solucao nos mesmo, em breve alguem vai
votar uma lei maluca e sera' um remedio bem pior para a situacao. Ou ainda
alguem vai inventar de processar o CG, lembrem-se que, como o Rubens ja'
disse uma vez, o universo de possibilidades para litigios e' infinito.

	E nao adianta falar que SPAM deve ser tratado na tal lista
especifica, porque desde o fim do primeiro Anti-Spam Brasil nao existe
mais uma lista publica, a tal lista que existe hoje e' uma lista fechada
para evitar ignorantes querendo meter processo em membros da lista porque
seus servidores foram incluidos por algum gringo na RBL. Se a comunidade
achar que deve haver uma lista publica, acho que deve ser iniciativa do
CG, por exemplo, criar uma.

Abracos, Jero