[GTER] Re: Ataques com IP Spoofing - 'IP Smart Spoofing'

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Mon Nov 11 21:45:01 -02 2002

On Monday 11 November 2002 08:39 pm, Antonio Augusto de Cintra Batista wrote:
> Este tipo de ataque já era conhecido há bastante tempo como ARP
> POISONING. Acho um nome bem mais apropriado, alem do que IP Smart
> Spoofing está me parecendo um jeitinho de fazer parecer novo algo
> já um tanto antigo. Ferramentas para isto existem em variedade,
> como o etherape que é free software.

O artigo explica que o 'IP SMART SPOOFING' é uma técnica de composição, que
inclui 'ARP Poisoning' como parte do ataque. A 'novidade' é que eles
construíram uma sequência de ações específicas, que em uma topologia também
específica, permite que o ataque de ARP Poisoning passe despercebido para
ambos os hosts envolvidos (cliente & servidor).

Disse 'novidade', entre aspas, porque dependendo da pessoa, o artigo pode ser
tachado de superficial, ou até de oportunista. Afinal, o que é que há de
novo? - poderia-se dizer - mas o fato é que os autores pelo menos se deram o
trabalho de escrever um artigo para publicação.

Indo um pouquinho mais fundo nisso, e já ficando meio off-topic... quem é do
meio sabe muita coisa, e aprende mais coisas ainda fazendo, mas dificilmente
se dá ao trabalho de escrever e divulgar. Algumas pessoas podem até achar que
é 'esconder o jogo', mas eu não acho que seja isso. Acho que a maioria das
pessoas competentes tecnicamente não dá o devido valor às suas próprias
realizações, que parecem pequenas, mas que poderiam ser muito úteis se
compartilhadas. E o que é melhor, poderiam (com um 'efeito cascata') se
multiplicar e gerar ainda mais descobertas e realizações.

Por causa deste 'silêncio', muitas excelentes idéias ficam mortas, ou
restritas a um grupo fechado, quando elas poderiam ser muito úteis para a
comunidade se fossem difundidas. Mesmo coisas que nos parecem triviais podem
ser muito úteis, até mesmo para pessoas que julgamos muito competentes, mas
que podem não ter tido ainda a mesma idéia...

Carlos Ribeiro
INFTEC