[GTER] Políticas sobre responsabili dade de acesso

Rochele Moreira Rochele at atlas.unisinos.br
Thu Jul 18 12:42:00 -03 2002


	Pessoal,

	Após a leitura de todas as sugestoes e em conversas com meus colegas, 
concordamos que precisamos solicitar um atendente para biblioteca (carne e osso) 
para fazer a pilotagem de um "sistema"  (ainda etério) que:

	a) informasse a política de acesso ao usuário - possuímos já uma resolução de 
segurança a qual todos que possuem algum tipo de vínculo formal com a universidade 
estão submetidos;
	a1) No caso de um visitante: caso concordasse com tal política, o termo deverá 
ser assinado com registro de RG/CPF ou passaporte;
	b) um documento com foto deve ser retido;
	c) deve ser gerada uma conta com uma senha temporária;
	d) esta conta habilitaria um ponto do switch e forneceria um ip associado ao 
mac (aqui o atendente precisa ligar o laptop do usuário);
	e) nossa rede já está estrutura por vlans, ids estrategicamente posicionados, 
servidores de log e firewall, logo, todas estes dispositivos seriam articulados de forma a 
receber esta nova rede;
	f) o usuário ficaria responsável pelo ip até retirar seu documento na saída;
	h) com a devolução do documento, a conta, o ponto e o ip são desativados;

	Demais consideracoes:

	- possuindo vínculo, podemos permitir acesso as suas contas internas (LDAP). 
Creio que haverão reclamacoes sobre as duas senhas: aquela temporária e a do seu 
servidor. Talvez, a criacao da conta fique só para os visitantes;

	- o enlace da biblioteca com o backbone interno é gigabit, entretanto, como 
esta será mais uma vlan que vem da bibliteca, terá (apenas a nova vlan) sua banda 
limitada;

	- corremos o risco da estrutura virar um campo de Quake ou Doom, entretanto, 
a sugestao do big brother educativo é aplicável;

	- e, prometo, nenhum servidor nosso despachará e-mails a apartir desta rede:-
). É dado o direito apenas a 4 servidores entregar os e-mails de toda a universidade.

	Muitíssimo grata pela ajuda. O conteúdo dos e-mails ajudará gerar um relatório 
bem gordinho. Se, também, houverem outras idéias, por favor, me mande!

	Se daqui a algum tempo, alguém quiser saber ou ver como esta história 
terminou, estaremos felizes em contar ou receber visitas.

	Abraço, Rochele



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Rochele Avila  dos  Santos  Moreira
Analista de Suporte em Comunicacoes        
Cisco Certified Network Associate
Unisinos DSI/SISCOM  55 51 590-8386






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